terça-feira, abril 12, 2016

EMPRESA FAMILIAR (RECURSOS HUMANOS)



Prezado Leitor, 

Na semana passada eu estava em um cliente discutindo sobre a forma de gestão da sua equipe, e o executivo com quem eu estava conversando, disse para eu não me estressar pois estávamos falando de uma empresa pequena, uma empresa familiar. Naquele momento olhei para ele e fiz uma pergunta: - O que você entende por empresa familiar? - e ele me respondeu: - É uma empresa pequena que possui familiares em cargos importantes da empresa.

E eu entendi que esta é a visão da maioria das pessoas mediante o conceito de empresa familiar, e não só a visão destas pessoas como também a explicação dele está bem próxima da definição técnica de acordo com alguns escritores sobre o assunto.

Pela minha experiência, muitas empresas estão muitas vezes totalmente fora da definição de empresa familiar e mesmo assim possuem a mesma visão paternalista em manter em cargos de gestão, funcionários que possuem salários altíssimos e que estão deveras acomodados não produzindo mais a ponto de justificar seu ganho, e quando é colocado em pauta a possível dispensa daquele "Elefante Brando" dentro da empresa, ouve-se muito a seguinte frase: - 'Não podemos dispensá-lo, ele ajudou tanto até agora', ou, 'Ela está conosco desde o início da empresa e não podemos dispensá-la'. Esta linha de pensamentos podem levar sua empresa à falência. 

Podem dizer que não tenho coração, sou um capitalista, um desalmado, sem memória, mas se pretendemos manter a produtividade, temos duas opções, ou conscientizamos aqueles que estão em cargos de gestão a se atualizar e acompanhar o mercado, mantendo-se produtivos ou realmente trocamos por alguém que possa ajudar para o crescimento da empresa, ou até mesmo para manter a empresa no mercado.

Manter um colaborador não produtivo gera pura e simplesmente prejuízos para a empresa e muitas vezes até a sua existência. Precisamos lembrar que todos aqueles anos de dedicação de um colaborador foram pagos, não foi feito como filantropia e nem mesmo por ser amigo ou até parente do dono da empresa.

E estamos apontando somente um ponto importante da GESTÃO FAMILIAR, mas não é o único ponto, pois se uma empresa não se profissionalizar realmente será engolida pelo mercado e quando ver pode ser tarde demais. 

E você, já deu o primeiro passo para desenvolver um trabalho de profissionalização da sua empresa, ou continua gerindo sua empresa no formato familiar? Se começou o projeto parabéns, mas se ainda não começou, a minha sugestão é: INICIE AGORA!

Lembre-se que trata-se de um processo cultural e não é tão facilmente mudado. Normalmente levamos de 6 meses a 1 ano para conseguir adequar uma empresa de médio porte.

Pense nisso. 

Abraço,



Nenhum comentário: