quarta-feira, janeiro 10, 2007

POSICIONAMENTO - QUE "BICHO" É ESTE?

Para muitas empresas, falar em posicionamento é o mesmo que "chover no molhado". Organizações como Xerox, Coca Cola, Giletti, Bombril, Trinn, entre outros, hoje são sinômos dos seus produtos principais.
Vendo com os olhos dos consumidores, são produtos, mas se formos analisar se transformam em empresas. Estas se posicionaram de tal forma diante de seus clientes que transformaram-se em ícones. Mas como temos que fazer para que nossa empresa consiga ter um sucesso parecido com o destas renomeadas empresas?
Na verdade não há uma fórmula para isto, mas tem algumas dicas que podem ser úteis:
- Seja o primeiro do segmento: Assim virará referência.
- Caso não seja, torne-se o primeiro: Sendo a empresa que tornou aquele produto ou serviço melhor e/ou de suma necessidade, fará você se sebressaltar ante o pioneiro.
- Saiba a hora de aparecer e a hora de desaparecer: Uma aparição demasiada na hora errada pode comprometer uma marca.
- Tenha foco no produto ou serviço: Tenha um único produto inicialmento para que a marca tenha força para se destacar dentro do segmento, diante da qualidade do produto.
Estas são 4 sugestões para posicionar melhor sua empresa dentro do mercado onde atua. Lembre-se que tudo que foi sugerido, está dentro de uma realidade muito maior, assim para ter certeza do que fazer contrate uma consultoria de marketing.

Nenhum comentário: