terça-feira, janeiro 23, 2007

OS 4 P's DA EDUCAÇÃO (Visão do Blogueiro)

Os profissionais de marketing de plantão já sabem o que é o MIX DE MARKETING ou simplesmente os 4 P's, que foi criado por Jerome McCarthy e que o velho conhecido PHILIP KOTLER define como: "Mix de marketing (ou composto de marketing) é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo".
Muito bem colocado, mas o Prof. Adriano Novaes (Diretor Acadêmico da Faculdade ESAMC de Uberlândia) pensou em uma forma de analisar, dentro da sua realidade, a área de educação.
Para quem não se lembra, os P's de marketing são: Produto - Preço - Promoção - Praça.
Agora apresentamos os P's da educação: Preço - Prazo - Prédio - Prazer.

Preço

O ensino superior está perdendo a magia, a coerência e a garantia de bons profissionais. Está tudo em liquidação, se a concorrente faz a $100 eu faço a $50. E para que esta grande feira possa acontecer, com valores cada vez mais baixos, não há como pagar por bons profissionais, e com isto a qualidade do ensino...

Prazo

E por que não conseguir por as mãos em um diploma universitário em menos tempo? É reconhecido pelo MEC! Quase um milagre! Faça um momento de reflexão... Quando constrói uma casa para morar dentro, você procura o jeito mais rápido ou mais seguro de construí-la? Quando vai se casar, você procura um(a) companheiro (a) que aceite mais rápido ou que tenha tido tempo suficiente para conhecê-lo(a) com atenção? Bom tudo tem o tempo certo e previamente estudado para acontecer e com a educação não é diferente. Tome cuidado com este tipo de oferta, há alguns cursos de graduação dentro de pouco tempo que não são vistos como suficiente para um MBA, MESTRADO, DOUTORADO, ETC.

Prédio

Como tem faculdades com prédios lindos, modernos, todo de vidro, grandes. Antigamente havia um ditado que dizia: "POR FORA BELA VIOLA, POR DENTRO PÃO BOLORENTO". É bem próximo disso que está acontecendo, pois de que adianta ter belos prédios sendo que os profissionais que estão dentro para passar conhecimento aos alunos, são fracos, não estão no mercado de trabalho, ou coisa pior. Cuidado com prédios bonitos.

Prazer

E quando começa a ver que o que foi comprado não é exatamento que se imaginava vem a recompensa. Muita balada, calouradas estonteantes, simpósios-festa e tudo por conta da entidade de ensino. E se você não teve condição de tirar notas consideráveis, justamente por estar com difuculades na disciplina, você não terá aula de reforço para aprender, mas terá uma prova extra para completar os pontos que faltam. Isto sim é bom demais para ser verdade.

Quando alguém entra para uma faculdade, não deveria pensar somente no diploma e sim no conhecimento conquistado para realmente fazer a diferença dentro do mercado.

Posso lhes garantir que sair da faculdade será fácil, mas na hora que estiver com seu curriculum no mercado de trabalho, e for competir vaga com o aluno de uma faculdade que investiu primeiro em seus professores e infra estrutura acadêmica, será a hora da verdade e você provavelmente irá lembrar das festas, do prédio bonito, em como foi barato cursar a faculdade e como foi rápido e se perguntará: - SERÁ QUE VALEU A PENA OU FOI TEMPO PERDIDO?

ABAIXO SEGUE A VERSÃO COMPLETA ESCRITA PELO PROFESSOR ADRIANO

Nenhum comentário: