terça-feira, janeiro 26, 2016

CONSULTORIA... E DAÍ?

Caro Leitor,

Em muitos momentos da minha vida me deparei com a natureza humana na sua forma mais simples e isso me fez refletir muito nos principais motivos que levam empresas a quebrarem com poucos anos de inauguradas.

E a grande maioria dos empresário encontra o motivo nos impostos, no governo, no mercado, nos concorrentes e por incrível que pareça em alguns casos a culpa é do "olho gordo" das pessoas. Mas será que estes empresários que não tiveram sucesso, se programaram antes de abrir seu negócio? Será que eles estudaram sobre como gerir uma empresa? Será que se prepararam para não tirar dinheiro da empresa enquanto ela não começasse a dar lucro?

Estas são algumas das perguntas que faço quando alguém me pede orientação sobre o porque a empresa dele não está dando dinheiro. E digo que pessoas que me procuram estão muito mais preparadas para o mercado do que a grande maioria pelo simples fato de aceitar a possibilidade de contratar um profissional para dar o devido suporte que ele, empresário, normalmente não tem. 

O brasileiro é um povo muito interessante de se observar, pois normalmente procuram ajuda de amigos e parentes quando o assunto é sua vida pessoal, mas quando o negócio é profissional tem a necessidade de demonstrar que sabe como lidar com sua própria empresa, não sei se por orgulho ou teimosia mesmo.

O que quero deixar claro com este texto é que empresas bem sucedidas, mesmo com gerentes, diretores, vice presidentes e presidentes em muitos momentos buscam a opinião de um consultor que seja especializado em um ramo de atividade e sabe porque? Pelo simples motivo que não gostam de perder dinheiro. Enquanto isso pequenas empresas que não estão indo bem com seus negócios, preferem continuar cometendo os mesmos erros ao invés de chamar um profissional que pode reverter a situação. 

Minha sugestão é que se você gosta de ganhar dinheiro e quer que seu negócio continue próspero durante muito tempo, não abra mão de buscar profissionais especializados ao sinal de problemas no seu negócio. 

Lembre-se que este é um investimento que poderá trazer resultados positivos e até salvar sua empresa. 

Abraço.

Nenhum comentário: