Caro Leitor,
Na prática correta, quando alguém decide abrir uma empresa, primeiro decide que tipo de empresa quer abrir, depois pensa nos custos, que tempo levará para começar a render lucro, planeja o quanto sua empresa crescerá e quanto tempo gastará para isso e também quais serão os pilares que sustentarão a empresa, seu valores.
E isso tudo pode ser resumido em três tópicos muito importantes para nortear um empreendimento, desde como funcionará, passando para onde quer chegar e os valores que regerão a empresa. Estes tópicos são conhecidos como:
MISSÃO
É a razão de existência da empresa, é a definição dos seus fins estratégicos. É o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa.
Deve informar tudo isso em poucas palavras, para ser apresentada de forma clara e que não seja difícil de todos os funcionários não só saberem quanto também desenvolverem suas tarefas de acordo com a missão da empresa. Se a missão da empresa for apresentada com palavras difíceis e se for muito longa, não haverá a absorção por parte de quem se deparar com ela.
A missão pode ser divulgada tanto interna quanto externamente por diversos meios.
Seguem alguns exemplos de missão:
1) Caneta Fixa
TRANSFORMAR A CANETA FIXA EM UM UTENSÍLIO INDISPENSÁVEL PARA O DIA A DIA DO SER HUMANO.
2) Gol Linhas Aéreas
APROXIMAR PESSOAS COM SEGURANÇA.
3) CPG Consultoria
OFERECER APOIO E SOLUÇÕES PARA EMPRESAS QUE BUSCAM RESULTADOS COM EXCELÊNCIA E EFICÁCIA.
VISÃO
É onde a empresa pretende chegar, um acúmulo de convicções que direcionam sua trajetória. É algo que ainda não se tem, um objetivo, uma utopia sobre os negócios e sobre a empresa, mas que se acredita ser atingido e todos os esforços da empresa deverão estar ligados a alcançar este objetivo.
Em suma, é como a empresa espera ser vista por todos.
Também partindo do mesmo princípio da missão, a visão deve ser objetiva e apesar de clara, deve ser pequena o suficiente para ser lembrada e conhecida pelos funcionários.
Seguem alguns exemplos de missão:
1) Caneta Fixa
SER RECONHECIDA COMO REFERÊNCIA EM QUALIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DAS CANETAS.
2) Gol Linhas Aéreas
SER A MELHOR COMPANHIA AÉREA PARA VIAJAR, TRABALHAR E INVESTIR.
3) CPG Consultoria
SER RECONHECIDA NACIONALMENTE COMO REFERÊNCIA EM GESTÃO PELA EXPERIÊNCIA NOS SERVIÇÕES PRESTADOS.
VALORES
São os pilares sobre o qual a empresa está posta, as convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto do indivíduo quanto da organização. Normalmente surgem agregados à missão como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais.
Podem ser apresentados de duas maneiras: Na primeira somente com os valores e na segunda com o porque daquele valor, ao que ele está relacionado.
E para tangibilizar o processo seguem alguns exemplos:
1) Caneta Fixa
RESPEITO AO CLIENTE: É ele a razão da nossa existência.
RESPONSABILIDADE COM O MEIO AMBIENTE: Dependemos dele para o futuro.
INOVAR O TEMPO TODO: É a ferramenta mais forte para o sucesso.
VALORIZAÇÃO DO OUTRO: Somente pessoas podem tornar tudo possível.
2) Gol Linhas Aéreas
SEGURANÇA.
INTELIGÊNCIA.
SERVIR.
LOWEST-COST.
3) CPG Consultoria
CONHECIMENTO: Sem ele andamos às cegas.
PLANEJAMENTO: Para traçar o caminho a percorrer.
ATITUDE: Para decidir as melhores estratégias.
DEDICAÇÃO: Sem ela não há resultados satisfatórios.
HUMILDADE: É fundamental para chegar ao cume.
INOVAÇÃO: Só conseguimos resultados diferentes com novas atitudes
Para o caso de visualizar a real necessidade destes passos e identificar a necessidade de desenvolvimento e implantação da MISSÃO, VISÃO E VALORES para sua empresa, lembramos que a CPG Consultoria desenvolve todos os procedimentos acima.
Abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário