quinta-feira, dezembro 07, 2006

STARBUCKS TEM GRANDE DESAFIO PELA FRENTE

O cafezinho, mania brasileira, pode estar sendo a dor de cabeça para a badalada STARBUCKS, cafeteria multinacional que está estreiando no Shopping Morumbi, em São Paulo.
O brasileiro, acostumado a pagar R$ 0,80 a R$ 1,20 em uma chícara de café expresso, depara-se com um café expresso tradicional a R$ 2,80, mesmo seguindo o padrão americano e vindo em um copo de plástico, está um pouco fora da realidade local.
A estratégia de marketing da Starbucks é arrojada, iniciando na loja, que é toda montada com mobiliário e peças de decoração totalmente comprados no Brasil, irá até servir pão de queijo e criou um produto chamado Brasil Blend - com "s", que custará a bagatela de R$ 3,00. Estratégias como esta não são comuns para a cafeteria tanto que a loja no Shopping em São Paulo é a mais "nacionalizada" da rede em todo o mundo.
Sabendo que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, a empresa sabe que tem um mercado extremamente desafiador pela frente.
Estratégias de marketing como esta, mostram que segmentando o mercado da forma correta e buscando conhecê-lo, levantando as Variáveis Ambientais Críticas e fazendo o posicionamento do produto, nos dá condições em não procurar trazer o cliente através de preços somente.
A Starbucks, está abrindo sua loja em um shopping frequentado pelo seu público alvo, e isto normalmente é descoberto através de pesquisa, análises de mercado e de ambiente de marketing.

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